divisão celular: mitose
→ Divisão celular: mitose
• Mitose e o ciclo celular
O ciclo celular envolve a interfase e a fase mitótica, a qual inclui a mitose e a citocinese. A interfase é uma fase que precede e sucede a mitose e pode ser dividida em três subfases: G1, S e G2. Durante as três etapas, é possível observar intensa atividade metabólica com a finalidade de preparar a célula para a divisão que se iniciará.
A fase G1 ocorre logo após a mitose e antes da fase S, sendo caracterizada por um período de crescimento da célula e síntese de enzimas e estruturas celulares. Naqueles tecidos que se renovam rapidamente, percebe-se que a etapa de G1 é curta. Vale salientar que algumas células não continuam o ciclo celular e assumem um estado quiescente denominado de G0.
Observe as etapas do ciclo celular e alguns dos eventos que ocorrem nessas etapas. |
• Fases da mitose
Fases da mitose |
Prófase |
Prometáfase |
Metáfase |
Anáfase |
Telófase |
Prófase
A primeira etapa da mitose. Nessa fase, algumas importantes modificações são observadas. Entre as alterações da prófase, destacam-se a condensação dos cromossomos, o desaparecimento dos nucléolos e o início da formação do fuso mitótico.
Os fusos mitóticos são formados por fibras do fuso, que são feixes de microtúbulos. A montagem dos microtúbulos que formam os fusos ocorre no centrossomo, também chamado de centro organizador de microtúbulos.
Nessa etapa, verificamos que cada cromossomo duplicado está presente como duas cromátides irmãs, as quais estão unidas por meio de seus centrômeros (uma constrição localizada no cromossomo) e ao longo de seus braços.
Metáfase
Na metáfase, observamos que os centrossomos estão posicionados em polos opostos da célula, e os cromossomos estão reunidos na chamada placa metafásica (plano equatorial). Nessa fase, já não se observa nem o envoltório nuclear, nem o nucléolo.
Anáfase
A anáfase é a fase mais curta da mitose, inicia-se de maneira abrupta com a separação simultânea das cromátides irmãs e completa-se dentro de poucos minutos. Nessa etapa, cada cromátide começa a se mover em direção ao lado oposto da célula.
Esse movimento acontece em consequência do encurtamento dos microtúbulos do cinetocoto em razão da perda de subunidades de tubulina. Nessa etapa, vemos o alongamento da célula e no final da etapa de anáfase observa-se que há, em cada extremidade, uma coleção completa de cromossomos.
Telófase
Na telófase, é possível notar a formação dos núcleos por causa do ressurgimento dos envelopes nucleares ao redor de cada lote de cromossomo. Os envelopes surgem a partir de fragmentos do núcleo da célula-mãe e também de outras porções do sistema de endomembranas da célula. Além do núcleo, o nucléolo também reaparece.
Nessa fase, verifica-se também que os cromossomos descondensam-se, os microtúbulos que ainda estão presentes desaparecem. Nessa fase, a mitose é finalizada e os núcleos das células-filhas entram em interfase.
Citocinese
A citocinese é a divisão do citoplasma, que dá origem as duas células-filhas. Geralmente, a citocinese ocorre ao final da telófase. A citocinese é um processo que ocorre de maneira diferente nas células vegetais e nas células animais.
Enquanto nas células animais, observa-se a formação de um sulco que leva à divisão, na célula; vegetal, o que se verifica é a formação da placa celular que se forma na região mediana da célula e cresce para fora.
→ Importância da mitose
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
Comentários
Postar um comentário