níveis de organização dos seres vivos
→ Níveis de organização dos seres vivos
• A Biologia pode ser estudada em níveis de organização que nada mais são que uma hierarquia proposta na qual um nível se encaixa dentro de outro nível, desde a visão geral da galáxia, do Sistema Solar até a menor parte de um elemento químico, que é o átomo.
• Os sistemas vivos podem ser organizados em níveis estruturais de complexidade crescente, sendo que cada nível possui características próprias, não existentes em níveis anteriores, chamadas emergentes, resultantes do próprio aumento de complexidade.
• Os sistemas vivos podem ser organizados em níveis estruturais de complexidade crescente, sendo que cada nível possui características próprias, não existentes em níveis anteriores, chamadas emergentes, resultantes do próprio aumento de complexidade.
- Átomo — partícula constituinte da matéria, formada por prótons, nêutrons e elétrons.
- Molécula — formada por dois ou mais átomos. Atualmente a vida está sendo bastante estudada no nível molecular (biologia molecular), o que tem contribuído em vários setores de estudo para compreensão de diferentes processos.
- Célula — é a unidade morfofisiológica dos seres vivos. Da interação de moléculas complexas resultam estruturas macromoleculares que, no seu conjunto, constituem essa unidade básica de estrutura e função dos seres vivos.
- Tecido — conjunto de células idênticas que dependem uma das outras e realizam funções integradas.
- Órgão — os tecidos associam-se formando órgãos, que realizam uma ou várias funções vitais ao organismo.
- Sistema — diferentes órgãos associam-se e realizam em conjunto determinadas funções no organismo.
- Organismo — cada indivíduo de uma população. É o nível básico de organização da comunidade, correspondente a cada um dos seres tomados individualmente.
- Espécie – um conjunto de indivíduos entre os quais pode haver algum intercâmbio genético por meio da reprodução. As vezes, indivíduos de uma mesma espécie apresentam diferentes características morfológicas ou de comportamento, o que nos leva a falar em variedades.
- População — A população é composta pelos organismos da mesma espécie que formam parte de um ecossistema e se reproduzem mais frequentemente entre si do que com membros de outras populações. As relações que ocorrem entre esses indivíduos são de caráter intraespecífico e envolvem interesses comuns nas esferas reprodutiva, alimentar, de defesa diante dos predadores etc.
- Comunidade biológica — é formada pelas diversas populações de seres vivos que habitam um mesmo ecossistema. Os membros das diferentes populações da comunidade interagem uns com os outros, mediante relações interespecíficas, destacando-se as relações traficas, isto é, as relações alimentares estabelecidas entre os seres vivos.
- Ecossistema — conjunto de comunidades biológicas que interagem com os fatores abióticos do ambiente.
- Biosfera — conjunto de regiões do planeta Terra capaz de abrigar formas de vida.
Níveis de organização dos sistemas vivos. A complexidade aumenta do átomo até a biosfera. |
Comentários
Postar um comentário