Aula prática, experimento nutrientes
Alunos:
Kauan Zuqui Paganini
Luisy dos Santos Pedra
Série:
1m2
Experimento 1
Percebemos que o iodo demora mais para dar a cor a roxa nos sucos com mais vitamina C, então como o suco de acerola natural possui mais a vitamina, consecutivamente demorou bem mais que os outros para ficar na cor escura! Tivemos que dar 850 gotas de iodo no suco de acerola, no de caju 500, suco em pó (morango) 310, limão 120 e no suco de laranja 90 gotas
antes:
depois:
Experimento 2
-banana: Houve uma certa coloração da cor natural para o azul-violeta. Peguei uma banana madura, está por sua vez contendo amido, pode se dizer, uma molécula que apresenta em sua consistência átomos de carbono.
Como usei uma banana inteira, houve maior quantidade de amido, o que causou essa coloração. Acontecem também em soluções iônicos solventes polares.
-pão: Igual a banana, houve a coloração para azul-violeta, ocorre pois o iodo se acomoda dentro das hélices de amilose ( molécula formada por resíduos de amido)
-cenoura: Como a cenoura não contem amido, e sim necessariamente 5,8g de carboidratos, não houve alteração em sua aparência nem consistência.
-biscoito: Contém amido e houve alteração tanto em sua aparência tanto quanto em sua consistência, diferente da cenoura.
antes:
depois:
Experimento 3
1° pergunta
Por que o óleo não se dilui na água?
Resposta: Pois o óleo é mais denso que a água, por isso o óleo é chamado de hidrofobico. Sendo consideradas heterogêneas.
2° pergunta
Resposta: O detergente sendo uma mistura biodegradável facilita a ação de de compositores viverem na natureza. A água, o óleo e o detergente, são fluídos que possuem poloridades diferentes.
O detergente possui parte de sua molécula polar e a outra parte apoiar.
O óleo e a água não se misturam por terem consistência variadas uma da outra, portanto assim que adicionamos o detergente nessa mistura, vemos dois agentes com partes polares, ou seja, ambas iguais, fazendo então, com que o óleo se misture à água.
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