evolução
→ Evolução
Evolução é o processo de mudança e adaptação dos seres vivos às modificações ocorridas no meio ambiente com passar do tempo, é uma das partes mais importantes da Biologia. Segundo Stephen Jay Gould, “de todos os conceitos fundamentais nas ciências da vida, a evolução é o mais importante e também o mais mal compreendido”. É através do estudo dessa área que conseguimos entender como as formas de vida encontradas na Terra atualmente estão aqui e que processos elas sofreram durante o tempo, fornecendo-nos, assim, a história da vida no planeta.
A evolução biológica pode ser definida como as modificações nos organismos através do tempo. Segundo essa teoria, todos os organismos apresentam um ancestral comum e todas as espécies hoje existentes são resultados de contínuos processos de mudanças. Admite-se, portanto, que todas as espécies não são fixas e estão em constante modificação
A ideia de evolução como recurso biológico começou a ser discutida no século XVIII, pois até então acreditava-se na teoria do criacionismo. Esta dizia que um ser divino tinha criado todas as espécies e as manteve imutáveis.
Entretanto, na segunda metade do século XIX, entrou em cena a teoria de que todos os organismos dividem o mesmo ancestral no mundo, sendo o ciclo evolutivo uma junção de transformações lentas rumo às novas variedades de espécies.

Curiosidades
• Alguns animais e plantas praticamente não mudaram suas características por milhões de anos, são os chamados fósseis vivos. Barata, escorpião, peixe agulha, árvore araucária e planta magnólia são exemplos.
• Com a evolução, o cérebro humano aumentou de tamanho e se aprimorou, mas os dentes ficaram menores. Isso só acontece com a espécie humana, pois, em todas as outras, quando o tamanho do cérebro aumenta, acontece o mesmo com os dentes.
• Após a Revolução Industrial, 95% das mariposas claras passaram a ser escuras. Isso se deu porque elas perderam o poder da camuflagem e mudaram de cor por causa da poluição do ar.
• Nos Estados Unidos, as aves andorinhas estão evoluindo para espécies com asas mais curtas para fugir da presença de carros.
Comentários
Postar um comentário