blog dos alunos Juliana Mesquita e Gabriel Jales do 3M01 sobre biologia
reino animal
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
→Reino Animal
O Reino Animal, Animalia ou Metazoa é composto por organismos heterótrofos, ou seja, aqueles que não produzem o próprio alimento.
Essa é uma das principais características do grupo e que os diferencia de outros seres vivos, como dos vegetais.
Os seres que pertencem ao reino animal são eucariontes e pluricelulares. Eles possuem capacidade de locomoção e grande parte fazem reprodução sexuada.
Os animais são classificados em diversos filos, existem oito de animais invertebrados, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, equinodermos e artrópodes.
Poríferos
Os poríferos são animais primitivos de água doce ou salgada. Eles são organismos que não possuem órgãos, nem capacidade de locomoção e a reprodução pode ser sexuada ou assexuada. Exemplos: esponjas.
→ Aula Prática AULA PRÁTICA PARA NOTA – VITAMINAS, CARBOIDRATOS E LIPIDIOS Alunas: Juliana Mesquita, Livia Baltazar Experiência 1: Vitamina C Suco De Pacote – 52 gotas Suco De Caju De Garrafa – 124 gotas Acerola Natural – 148 gotas Limão Natural – 24 gotas Laranja Natural – 32 gotas O ácido ascórbico é um agente redutor poderoso pois deixa a solução incolor pela redução do iodo. Então, quanto mais vitamina C o suco possuir, mais gotas de tintura de iodo serão necessárias para que a coloração azul/roxa inicial da substancia amilácia retorne. Experiência 2: Carboidratos Banana: não ficou da cor preta nem roxa pois possui uma quantidade extremamente pequena de carboidrato. Pão: ficou bem preto, pois possui bastante carboidrato. Biscoito: ocorreu o mesmo que o pão, ficou muito preto, por conter carboidrato. Cenoura: não ficou preta, pois não possue carboidrato como o pão e o biscoito. E
→Vírus e Viroses Os vírus são seres acelulares que necessitam de parasitar células para conseguir reproduzir-se, por isso são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios . Como eles não são capazes de realizar atividades metabólicas fora de uma célula, muitos pesquisadores não consideram que esses seres são vivos. Outros, no entanto, afirmam que são uma forma de vida parasita e extremamente simples. Quando um vírus parasita uma célula, ele pode ocasionar sua morte ou até mesmo sua divisão de maneira exagerada, levando ao surgimento de tumores. As doenças causadas por vírus são denominadas de viroses e podem variar desde problemas leves até enfermidades que levam à morte. A maioria das viroses causa sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo, dores de cabeça e vômitos , dificultando, assim, um diagnóstico mais preciso utilizando-se como base o quadro clínico do paciente. Esse é um dos motivos pelos quais muitos médicos dizem apenas que estamos com uma virose.
→ Ácidos Nucléicos Os ácidos nucleicos podem ser definidos como polímeros (macromoléculas formadas a partir de unidades menores) compostos por moléculas conhecidas como nucleotídeos . Os dois ácidos nucleicos existentes são o ácido desoxirribonucleico ( DNA ) e o ácido ribonucleico ( RNA ). Eles são responsáveis por codificar e traduzir as informações que determinam a síntese das várias proteínas encontradas nos seres vivos. → Função dos ácidos nucleicos Os ácidos nucleicos são moléculas complexas responsáveis por armazenar e transmitir as informaç ões genética s , bem como garantir sua tradução . O armazenamento e a transmissão dessas informações são garantidos por meio do DNA. A tradução, por sua vez, é um papel do RNA e nada mais é do que a síntese de proteínas, a qual é orientada pelas informações genéticas fornecidas pelo DNA. Algumas moléculas de RNA também apresentam capacidade enzimática, sendo conhecidas como ribozimas. Mapa mental: Ácidos nucleicos
Comentários
Postar um comentário